sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Relacionamento - Nessa relação, quem está ganhando?

Todos os relacionamentos podem ser analisados de uma maneira bem simples sob a mesma ótica, a ótica do:
- “O que eu ganho com isso?”
Sob este aspecto podemos sempre imaginar uma aparente polarização, pois relacionamento sempre envolve mais de uma pessoa:
- “O que eu ganho com isso?”
- “O que o outro ganha com isso?”
Dentro do enfoque dado por estas duas perguntas podemos traçar a figura abaixo que nos mostra, de forma clara, os 4 possíveis conjuntos de respostas:

Relação Ganha-Ganha:
Esta é a relação mais buscada, mas que exige pessoas empáticas e maduras o suficiente para buscar consenso, onde ambos os lados saiam satisfeitos. Esta relação ocorre quando há negociações produtivas, e as soluções acordadas são de soma ampliada, que é uma solução melhor por que deixa os dois lados confortáveis, comprometidos e confiantes, pois sabedores de que construíram um resultado comum que é melhor do que a simples soma do que cada um desejava em separado.
O interessante é que, neste tipo de relação, só há um lado vencedor, que é o lado que o Eu e Outro construíram em conjunto, e por assim ser, ambos os lados têm também a sua auto-estima fortalecida.
Este conjunto de características positivas somadas faz com que ambos, nesta relação, saiam confiantes para o enfrentamento de possíveis novas soluções acordadas, onde a maioria só enxerga a possibilidade de conflito...

Relação Ganha-Perde:
Esta relação encontra duas características:
- de um lado um egoísta;
- do outro lado um submisso.
Para se chegar a uma relação Ganha - Perde exige-se que:
- um lado tenha uma convicção muito forte, acompanhado de pouca empatia, e
- o outro lado admita ou opte por passividade.

Relação Perde-Ganha:
É semelhante à anterior, só muda o lado.

Relação Perde – Perde:
Este é a também uma péssima opção, pois ambos os lados, por nenhum ceder, numa posição egoísta ao extremo, preferem perder a entrar em acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário