terça-feira, 12 de novembro de 2013

Casamento não é para você



Depois de um ano e meio de casado, eu recentemente cheguei à conclusão de que casamento não é para mim.
Agora, antes de você começar a fazer suposições, continue lendo.
Conheci minha esposa na escola quando tinham 15 anos. Éramos amigos há dez anos, até que … até que decidimos que não queríamos ser apenas amigos. :) Eu recomendo fortemente que os melhores amigos se apaixonem. Bons tempos serão vividos por todos.
No entanto, se apaixonar pelo melhor amigo não me impede de ter certos medos e ansiedades sobre me casar. Quando mais próximos estávamos da decisão de nos casarmos, mais eu estava cheio de um medo paralisante. Eu estava pronto? Eu estava fazendo a escolha certa? Kim era a pessoa certa para casar? Será que ela me faria feliz?
Então, numa noite fatídica, eu compartilhei esses pensamentos e preocupações com o meu pai.
Talvez, cada um de nós, temos momentos em nossas vidas em que parece que o tempo fica mais lento ou o ar torna-se imóvel e tudo ao nosso redor parece desenhar marcando esse momento como aquele que nunca vai esquecer.
Meu pai dando sua resposta às minhas preocupações era o momento para mim. Com um sorriso, ele disse: “Seth, você está sendo totalmente egoísta. Então, eu vou fazer isso realmente simples: o casamento não é para você. Você não se casa para se fazer feliz, se casa para fazer alguém feliz. Mais do que isso, seu casamento não é para você, você vai se casar para uma família. Não apenas para os sogros e todo o resto, mas para seus futuros filhos. De quem você quer ajuda para criá-los? Quem você quer que os influencia? O casamento não é para você. Não é sobre você. O casamento é sobre a pessoa com quem se casou. "
Foi nesse exato momento que eu soube que Kim era a pessoa certa para casar. Eu percebi que eu queria fazê-la feliz, ver o seu sorriso todos os dias, fazê-la rir todos os dias. Eu queria ser uma parte de sua família, e minha família queria que ela fosse uma parte da nossa. E pensando em todas as vezes que eu a tinha visto brincar com meus sobrinhos, eu sabia que ela era a pessoa com quem eu queria construir nossa própria família.
O conselho do meu pai era ao mesmo tempo chocante e revelador. Foi na contramão da “filosofia Walmart” de hoje, que é: se não te faz feliz, você pode devolver e pegar um novo.
Não, um verdadeiro casamento (e verdadeiro amor) nunca é sobre você. É sobre a pessoa que você ama – seus desejos, suas necessidades, suas esperanças e seus sonhos. O egoísmo exige: “O que há nele para mim?”, Enquanto o amor pergunta: “O que eu posso dar?”
Algum tempo atrás, minha esposa me mostrou o que significa amar desinteressadamente. Por muitos meses, meu coração estava endurecendo com uma mistura de medo e ressentimento. Então, após a pressão chegar até onde nenhum de nós poderia suportar, emoções entraram em erupção. Eu era insensível. Eu era egoísta.
Mas, ao invés de tornar-se como eu, Kim fez algo além de maravilhoso, ela deu uma demonstração de amor. Deixando de lado toda a dor e angústia que eu havia causado, carinhosamente me tomou em seus braços e acalmou minha alma.
Eu percebi que eu tinha esquecido o conselho do meu pai. Enquanto o lado de Kim do casamento tinha sido me amar, meu lado do casamento tornou-se tudo sobre mim. Esta terrível constatação me levou às lágrimas, e eu prometi a minha mulher que eu iria tentar ser melhor.
Para todos os que estão lendo este artigo, casado, noivo, ou solteiro, eu quero que você saiba que o casamento não é para você. A verdadeira relação de amor não é para você. Amor é sobre a pessoa que você ama.
E, paradoxalmente, quanto mais você realmente ama essa pessoa, mais amor você recebe. E não apenas a partir de sua companheira, mas de seus amigos e sua família e milhares de outras pessoas que você nunca teria conhecido se o seu amor permanecesse egocêntrico.
Na verdade, o amor e o casamento não são para você. São para os outros.
 
Este post foi publicado originalmente no ForwardWalking.com, um site dedicado a ajudar as pessoas a avançar na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário